Filme: Julie & Julia (Julie and Julia)

COLUMBIA PICTURES – 2009

Meryl Streep é a encantadora Julia Child, americana, ex-secretária do governo, muda-se para Paris devido ao emprego do marido, também funcionário público da embaixada dos EUA. Tudo se passa em 1948, uma Paris ainda mais charmosa, com carros antigos estacionados nas ruas, fachadas de lojas e cafés com letreiros da época que dão um ar bucólico e ainda mais mágico à capital francesa. Julia quer ocupar seu tempo com algo. Fez aula de chapelaria, mas apesar de ser apaixonada pelos adornos, sente que ainda não é isso, e decide fazer aula de culinária. Contudo, as aulas são muito básicas, ela não quer aprender (de novo) a fazer ovos. Então, entra para a turma de homens do exército americano na famosa escola de gastronomia Le Cordon Bleu. E logo descobre que está para as caçarolas assim como o morango está para o merengue. Que delícia! Levou algum tempo, mas Julia publica livros, tem um programa na TV e se torna uma das mulheres mais influentes da gastronomia mundial.

Cinquenta anos depois, em Nova Iorque, Julie, prestes a completar 30 anos, está insatisfeita com sua vida rotineira. Ela trabalha no serviço do governo americano de amparo às vítimas do 11 de Setembro. É lamúria o tempo todo, Julie se sensibiliza, se emociona, mas aquilo não resume a sua existência. Assim como Julia, a jovem encontra na culinária uma razão maior para preencher seus dias, e passa a executar o projeto de cozinhar em um ano as 524 receitas do livro de Julia Child e relatar em um blog. Divertida e intensa, quase enlouquece (o marido também) quando não consegue fechar um frango recheado, mas encontra nessa experiência um teste de maturidade, uma realização pessoal, a necessidade de ter sonhos para realizar e um amor com quem contar.

“Você é a manteiga do meu pão, o sopro da minha vida.”

Me identifiquei, e achei inspirador.

cartaz-filme-julie-e-julia

Anúncios

4 comentários sobre “Filme: Julie & Julia (Julie and Julia)

  1. Amo esse filme. Não canso de rever… Mostra exatamente as dificuldades de uma cozinha e do cotidiano da personagem. Mas principalmente, mostra o quanto é importante termos projetos e corrermos atrás para concluídos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s